sábado, 26 de novembro de 2011

Mídia-Educação no contexto escolar (PARTE II)

A participação do curso de formação Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC partiu da necessidade de obter conhecimento na utilização dos recursos tecnológicos e midiáticos pertinentes para a minha prática pedagógica.

Raramente me utilizava de recursos tecnológicos para a contemplação de conteúdos. Poderia pontuar inúmeras justificativas que me impediam de rechear minhas aulas. O laboratório de informática era pouco atrativo, principalmente pelo desconhecimento de recursos importantes para o sucesso no desenvolvimento da atividade. Ele servia basicamente para a pesquisa em navegação à deriva, na busca de diversidade para o tema trabalhado.

Os filmes eram os recursos mais utilizados quando eu queria diversificar o método de trabalho.

O preconceito com os diferentes recursos midiáticos vinha do desconhecimento e do despreparo para o desbravamento. Medo de não saber como agir frente a uma dificuldade. Receio da máquina.

Aos poucos, meus colegas de trabalho inseriam tecnologia e mídia em suas aulas. Eu não sabia discutir e socializar a respeito e acreditava ser mais fácil fugir. Os recursos passaram a fazer parte dos conselhos de classes, das reuniões pedagógicas e das assembleias. E eu fiquei encurralada.

Após o início da formação, pude perceber o quão são importantes esses recursos e como é acessível sua utilização.

Inclusive arrisquei a utilização da Internet para diversificar e instituir uma nova visão para as minhas atividades.

 Pequenos vídeos disponibilizados no Youtube coloriram minha aula quando o assunto era Meio Ambiente, como o que segue.



 A interpretação sobre o consumismo ficou mais fácil com o auxílio do vídeo sobre a história das coisas.





     Os filmes continuarão a fazer parte do meu plano de aula, mas com uma abordagem mais rica em recursos.

O próximo passo é produzir!

Um comentário:

  1. Olá Mari!

    Que bom que contribuímos para suas reflexões e mudança de práticas. Bjs

    ResponderExcluir