sábado, 26 de novembro de 2011

Mídia-Educação no contexto escolar (PARTE I)

O desenvolvimento das tecnologias nos coloca diante de vertiginosas mudanças, nos mais variados segmentos.  A educação é o campo onde a informatização possibilita aos educadores a obtenção de informações mais atualizadas e meios instigantes de ensinar e criar condições de aprendizagem para os alunos. Inserindo-se no mundo em que eles vivem desde a prima idade.

Quebrar paradigmas e desenvolver habilidades tecnológicas é o grande desafio dos novos tempos. Inegável a necessidade de articular as novas tendências vinculadas às tecnologias nas nossas práticas pedagógicas e aprimorar o conhecimento para instituir uma nova metodologia educacional.

O domínio das ferramentas tecnológicas pela sociedade e, principalmente, pelos alunos cria uma dicotomia de sentimentos. Ao mesmo tempo em que nos instiga à atualização também nos inibi. Desbravar algo tão complexo causa insegurança diante uma classe onde os alunos tomam frente na execução de inúmeras atividades e a tecnologia é o instrumento de desenvolvimento.

No entanto, não basta apenas fomentarmos nossas aulas com esse vasto material. É preciso que os alunos não apenas manuseiem as ferramentas, mas que se utilizem delas para manifestar suas ideias, defender suas opiniões. Ter visão de mundo. É preciso que a escola possibilite ao aluno a produção do seu espaço.

Através da utilização de material midiático, o professor materializa conceitos. Transforma a imaginação em imagem, seja ela real ou virtual.

A formação dos professores é o grande trunfo para esse momento. Promover estudos que abarquem a utilização das mídias desperta para a clareza das informações. Logo, os educadores são capazes de orientar os alunos ao bom uso das mídias, possibilitando-os senso crítico quanto à análise do material direcionado a eles.

Produzir mídia e contribuir para a criticidade do que já está pronto é a motriz do conhecimento, no que tange a responsabilidade da escola para com o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário