Autoras: Claudenize Kaizer da Silva
Maristela Petry
Estrutura Curricular
Nível de Ensino/Série | Disciplina | Tema |
Ensino Fundamental - Anos finais - 9º ano | Geografia | A África e a influência dos africanos na formação da sociedade brasileira |
Objetivos
- Conhecer o continente africano e suas diversidades;
- Analisar os aspectos físicos, económicos, sociais e culturais do continente africano;
- Identificar as desigualdades presentes no continente e suas riquezas.
- Conhecer a origem do povo brasileiro e a influência da África na formação da nossa cultura,
- Compreender a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político brasileiro, bem como para a valorização da cultura afro-descendente e afro-brasileira.
- Perceber os avanços na luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
- Saber sobre o por que da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.
- Perceber o Dia Nacional da Consciência Negra como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil;
- Refletir sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.
Duração das atividades
08 aulas de 45 minutos
Recursos para as aulas:
Serão utilizados: laptop, projetor de imagens, caixa de som, internet e televisão.
Estratégias:
Atividade 1 - Para iniciar a discussão sobre o tema e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o assunto proposto, os alunos assistirão o filme “África dos meus sonhos”
Atividade 2 – Uma análise sobre o continente Africano
O professor apresenta as informações sobre o continente com o auxílio de material didático produzido por ele em Slide.
Logo em seguida, os alunos assistirão ao vídeo que se refere ao preconceito intrínseco na criança negra.
Culminando a explanação, os alunos ouvirão a música Tributo aos Orixás.
Após a aula expositiva, os alunos realizarão um debate em grupos, momento em que cada aluno irá fazer seus apontamentos referentes ao aprendizado.
Questões para serem respondidas pelos grupos:
- Quais os principais aspectos observados no filme África dos meus sonhos.
- Quais os aspectos que mais chamaram a atenção do grupo?
- As imagens apresentadas nos mostram uma África com bastante diversidade, apresente duas diversidades e escreva sobre elas.
Em seguida o professor promoverá um debate de toda a turma ouvindo as respostas dos grupos e incentivando todos os alunos a participarem da discussão. Neste momento, cabe ao professor mediar às colocações, fazer seus apontamentos sobre o tema e realizar o fechamento das ideias levantadas pela turma.
Atividade 3 – Dia da Consciência Negra
A partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei de nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura Afro-brasileira nos currículos nas escolas públicas e particulares de Ensino da Educação Básica. Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e do segundo maior continente do planeta fazer pouco caso da pluralidade cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar angústias e insatisfações com o preconceito e a discriminação nos currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar.
Os alunos trabalharão em grupos com quatro integrantes. No ATE, pesquisarão sobre diversos temas referentes a influência da África na formação da nossa cultura, como crenças, religião, nomes, comidas, bebidas, danças, ritmos, instrumentos musicais entre tantos outros.
Logo após a pesquisa, o grupo elegerá um tema para desenvolver a atividade, podendo haver grupos que trabalhem os mesmos temas.
Atividade 4 – Desenvolvimento da atividade e apresentação dos trabalhos
Os alunos construirão slides no BrOffice impres sobre o tema escolhido. Depois de finalizado a apresentação (trabalho), os grupos irão socializar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical, se necessário.
Cada grupo terá quinze minutos para apresentação e no intervalo delas o professor fará suas considerações sobre o trabalho ampliando as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail os slides para assim fazer as correções necessárias.
Avaliação
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos:
- compromisso no desenvolvimento das tarefas;
- envolvimento com a pesquisa;
- comunicação e expressão oral;
- Capacidade de trabalhar colaborativamente;
- Clareza e pertinência das ideias e conceitos apresentados na apresentação e nos debates.
Mapa conceitual - África e Influência Afro-descendente no Brasil
Oi Mari!
ResponderExcluirEssa é a primeira versão do plano. Quem sabe poderia editar de acordo com o docs?
O mapa também ficou muito bom.
Promover discussões sobre o continente africano é sempre uma boa oportunidade de valorizar a contribuicão dos negros na formação do nosso povo, que é o que é exatamente pela riqueza gerada pela miscigenação de etnias e culturas.
Bjs
Oi, Leila!
ResponderExcluirPost atualizado!
Beijos